//
Últimas reportagens
Variedades

Aprendendo sobre a língua coreana

Viaje no tempo com Hangul – o alfabeto coreano!

Por Verônica Song*

Sabem quando e por quem o alfabeto coreano foi inventado?

Antes da invenção do alfabeto coreano, os coreanos usavam os ideogramas chineses para escrever. Mas aprender os ideogramas chineses era difícil para os povos de classe baixa e, obviamente, havia muitas pessoas que não sabiam ler ou escrever. Por isso, o Rei Sejong da dinastia Joseon, juntamente com os estudiosos da região, decidiram inventar um alfabeto que o seu povo pudesse usar.

E, finalmente, no ano de 1443, o alfabeto coreano, chamado ‘Hun-min-jong-um’ foi inventado. ‘Hun-min-jong-um’ significa ‘uma língua aproprida para ensinar os povos’, No entanto, ‘Hangul’ ou ‘Hun-min-jong-um’, era mal visto entre os fidalgos da época porque eles achavam que a cultura da China era superior às outras.

Por isso, o alfabeto coreano foi considerado como uma língua dos desfavorecidos, como os pobres e as  mulheres. Apesar disso, o alfabeto continuou a existir entre as mulheres da Família Real da dinastia Joseon e pela população geral e, finalmente, em 1894 se tornou o alfabeto oficial do país.

Ninguém tem certeza exatamente desde quando o alfabeto começou a ser chamado de ‘Hangul’, mas é presumido que antes do ano de 1913, de acordo com o organismo oficial da língua coreana. A palavra ‘Han’, em Hangul significa ‘grande’, ‘certo’, ou ‘um’ em coreano antigo e a palavra ‘gul’ significa ‘língua’, ‘literatura’ ou ‘alfabeto’ e, – por isso, o seu alfabeto coreano significaria ‘uma língua única’, ‘a língua mais certa’ e ‘linguagem circular’.

Dizem que o coreano é uma língua muito difícil para aprender, porém, se vocês aprendem Hangul, ler e escrever coreano não vai ser problema nenhum!

Por quê não começam a aprender hoje?

* Estudante Coreana fazendo faculdade de língua Portuguesa na Hankuk Universidade dos Estudos Estrangeiros, agora no programa de intercâmbio no Brasil fazendo curso de português no PPE

É muito difícil aprender coreano?

Por Gisele(Yeseul Han)*

Você sabe qual é a diferença entre o coreano, o chinês e o japonês? Você nem ao menos sabia que há diferença entre os três? Na verdade, os três são totalmente diferentes! Às vezes, apesar de algumas palavras terem o mesmo significado, cada uma tem forma e som diferentes. Essa reportagem vai apresentar a Língua Coreana.

O coreano se usa na Coreia, e seu alfabeto é composto 24 letras (14 consoantes e 10 vogais). Em 1443, ele foi criado pelo Rei Se-Jong e foi promulgado em 1446. A letra coreana é feita a partir dos fonemas. Cada fonema está ligado a uma letra coreana.

Para fazer um paralelo, pode-se pensar, por exemplo, em inglês, no fonema [k]. Apesar de casos em que tem som [k], às vezes deve ser escrito com a letra [c]. Se você quiser escrever “chave” em inglês, você precisa colocar letra [k](key), porém, se você quiser escrever “café” em inglês, você tem que usar letra “C”(coffee).  No entanto, em coreano, você não precisa se lembrar cada caso, somente usa a letra [ㅋ].(키=KEY,커피=COFFEE). Por isso que você pode aprender o alfabeto coreano mais facilmento do que o de outras línguas.

* estudante de letra portuguesa(HUFS),intercâmbio de PPE(UFRGS),coreana.

“A Coreia do Sul e do Norte usam a mesma língua?”

Tiago (Byung Woo Jang)*

Os coreanos falam coreano, que possui um alfabeto chamado ‘Han-guel’. ‘Han-guel’ foi inventado pelo rei ‘Sejong’ em 1443. Desde então, ‘Han-guel’ é usado na Coreia do Sul e Norte.

Em 1950, ocorreu ‘A guerra da Coreia’, a qual teve uma trégua em 1953. Em consequência da guerra, a Coreia foi separada em Sul e Norte. Embora a Coreia do sul e do Norte não tenham ainda conseguido uma unificação, todas os coreanos usam ‘Han-guel’. Por isso, se conseguirem a unificação, os coreanos não terão problema para comunicarem-se.

No caso de algumas palavras, porém, existem diferenças entre os dois países. No caso da Coreia do Sul, são usadas palavras como ‘Hamburger’ ou ‘Pizza’, assim mesmo. Mas, no caso da Coreia do Norte, são usadas palavras novas, pois não são aceitos os estrangeirismos. Por exemplo, o que se chama ‘Caramel’ em inglês foi chamado ‘bala de óleo’,  o que se chama ‘juice’ em inglês foi chamado ‘água de fruta doce’ na Coreia do Norte.

Outro diferença existe na pronúncia. Por exemplo, o que se pronuncia ‘Computer’ em inglês foi pronunciado tal como ‘Campania’ na Coreia do Norte.

Ainda que a diferença de pronúncia e de uso de palavras estrangeiras exista, não interfere na comunicação entre os coreanos do norte e do sul. Contudo, se não houver a unificação das duas, mais aumentará a essa diferença.

* estudante de  português para estrangeiros na UFRGS em Porto Alegre

IDIOMA ÚNICO

POR ALINE KANG*

 

ORIGEM DO HANGUL

A Coreia tem um idioma único no mundo. O idioma da Coreia é chamada coreano e as letras chamadas HANGUL, alfabeto nativo da Coreia. A escrita HANGUL foi criada por estudiosos sob o domínio do rei SE-JONG o grande, o quarto rei da dinastia Choson entre 1397 e 1450. A escrita da China, chamada HANJA foi usada na Coreia até o seculo XV.

 

CARACTERES DO HANGUL

Os carateres do hangul são compostos e designam sílabas. Cada unidade representa um som diferente. Cada bloco silábico do Hangul consiste de no mínimo 2 e no máximo 5, entre 24 letras. O Hangul é composto de 14 consonantes e 10 vogais.

Os caracteres básicos do hangul  são:

ㆍ14 consonantes

ㄱ[k/g] ㄴ[n] ㄷ[t/d] ㄹ[r/l] ㅁ[m] ㅂ[p/b] ㅅ[s] ㅇ[ng] ㅈ[ch/j] ㅊ[ch] ㅋ[kh] ㅌ[th] ㅍ[ph] ㅎ[h]

ㆍ10 vogais

ㅏ[á] ㅑ[yá] ㅓ[ó] ㅕ[yó] ㅗ[ô] ㅛ[yô] ㅜ[ú] ㅠ[yú] ㅡ[eu] ㅣ[í]

Alguns caracteres representam dois sons, e esses sons são distinguidos dependendo da posição – em cima de uma vogal, ao lado esquerdo ou embaixo.

 Dois sons embaixo

삶→ㅅ+ㅏ+ㄻ

 Dois sons à esquerda 

쐐기→ㅆ+ㅗ+ㅐ,ㄱ+ㅣ

 Dois sons em cima de um vogal

뽀뽀→ㅃ+ㅗ,ㅃ+ㅗ

As unidade de caracteres colocadas na parte de cima ou à esquerda são o som inicial da sílaba, e as unidades colocadas na parte de baixo são o som final

ㄲ(em cima – inicial da sílaba)

ㄹ(embaixo – som final)

 

ESCRITA CIENTÍFICA

A razão pela qual o hangul é uma escrita científica é que com a combinação de caracteres é possível representar-se  todos os tipos de som.

O Hangul tem uma relação que representa cada fonema: o fonema [k] no inglês pode ser escrito ‘k’ e ‘c’, mas não se sabe exatamente qual caso deve-se colocar ‘k’ ou ’c’. É necessário lembrar todos os contextos.

: a forma da língua quando ele chegar à úvula
: a forma da extremidade da língua tocar no gengival
: a forma da boca
: forma dos dentes
: forma da garganta

As consonantes do hangul tem relação com a aparência do órgão que produz o som e, de acordo com o movimento do órgão, pode-se adivinhar o valor fonêmico.

*estudante coreana em intercâmbio no Brasil de língua portuguesa de PPE UFRGS

A língua Coreana

Por Ki Suk Ok*

A língua Coreana é a língua oficial da Coreia, tanto a do Norte como a do Sul. O número de pessoas que falam coreano é de cerca de 8 milhões e a língua é falada principalmente  na Coreia do Norte, Coreia do Sul, China e comunidades de imigrantes coreanos em diversos países, incluíndo Brasil, Canadá e EUA.

O alfabeto coreano foi inventado em 1443 pelo Rei Se-Jong, o Grande, o quarto rei da Dinastia Choson. Mas, Hangul, a língua Coreana falada hoje em dia é muito diferente da antiga, criada pelo rei. O alfabeto coreano vem sendo modificado bastante ao longo dos séculos. A Coreia do Sul tinha muitos contatos culturais, econômicos e políticos com a China e, dessa forma, os Chineses influenciaram na formação atual do Hangul. Na língua coreana, por esta razão, 60% das palavras são construídas por palavras chinesas.

Muitas pessoas pensam que as línguas coreanas, chinesas e japonesas são iguais ou semelhantes. Mesmo que se situem próximos, cada um desses países tem sua própria língua e a maneira de se escrever e falar é competamente diferente. Um português consegue entender, pelo menos um pouco, o que fala um espanhol ou um italiano. Mas um coreano não entende nem uma palavra dita em chinês ou japonês.

*Aluno do PPE da UFRGS

Alfabeto coreano: aprenda um pouquinho!

Por Luis (JoonSeok Song)*

Na Coreia, as pessoas falam coreano. A Coreia tem um alfabeto único que se chama “Han Geul”. Mais ou menos 8 milhões de pessoas falam coreano, o qual é falado só na Coreia – país dividido em dois. Um é a Coreia do Sul e o outro é Coreia do Norte. A Coreia inteira fala coreano, embora as pessoas na Coreia do sul e do norte possam conversar com facilidade, as  palavras e o sotaque são um pouco diferentes.

O alfabeto coreano, o “Han Geul”, foi inventado em 1446 na dinastia “Jo Seon” pelo rei “Se Jong”. Por quase 570 anos, o Han Geul tem se desenvolvido.

O Coreano pode ser difícil para estrangeiros para aprender, porque para escrevê-lo, precisa-se combinar duas, três, ou até quatros consoantes com vogais. Há 10 cosoantes (ㅏ,ㅑ,ㅓ,ㅕ,ㅗ,ㅛ,ㅜ,ㅠ,ㅡ,ㅣ) e 14 vogais (ㄱ,ㄴ,ㄷ,ㄹ,ㅁ,ㅂ,ㅅ,ㅇ.ㅈ,ㅊ,ㅋ,ㅌ,ㅍ,ㅎ) no coreano.
Consulte o quadro abaixo que mostra a comparação entre os alfabetos coreano e latino.

A B C D E F G H I J K L
ㄲ/ㅆ ㄷ/ㅈ ㄱ/ㅈ ㅎ/ㅇ ㄲ/ㅋ
M N O P Q R S T U V W X
ㅇ/ㅗ ㅍ/ㅂ ㄹ/ㅎ ㅅ/ㅈ ㅌ/ㄸ ㅠ/ㅜ
Y Z

Por exemplo, para escrever “Brasil” em coreano, deve-se escrever “브라질”. Para escrever “브라질“, deve-se combinar sete consoantes e vogais como -

(4 vogais – ㅂ,ㄹ,ㅈ,ㄹ / 3 consoantes – ㅡ,ㅏ,ㅣ)

Comparando com português, B = 브 / RA = 라 / SIL = 질

Mais exemplos.

  • Canadá → 까나다 (Ca = ㄲ+ㅏ / na = ㄴ+ㅏ / da = ㄷ+ㅏ)
  • Portugal → 포르투갈 (Po = ㅍ+ㅗ / R = ㄹ+ㅡ / tu = ㅌ+ㅜ / gal =ㄱ+ㅏ+ㄹ)
  • Panamá → 파나마 (Pa = ㅍ+ㅏ / na = ㄴ+ㅏ / má = ㅁ+ㅏ)

Ainda está achando difícil escrever em coreano? Se você quiser saber mais, pergunte para o nosso correspondente: sjs_0610@naver.com

*Intercambista da Coreia e estudante da língua portuguesa

O alfabeto coreano e suas peculiaridades

Emma (Cheongsong Jang)*

O alfabeto coreano, que se chama “Hangul” em coreano, é o único alfabeto que tem um inventor e data da proclamação, e é utilizado por mais ou menos 7,800 milhões de pessoas. Este alfabeto foi listado no Patrimônio Mundial da UNESCO. Hoje em dia o coreano está recebendo muita atenção dos linguistas como o idioma mais científico do mundo. Esta reportagem analisa o coreano em três aspectos: o inventor e o motivo do invenção, onde o coreano é falado, e a sua diferença com o alfabeto latino.

A INVENÇÃO: Antes do nascimento do alfabeto coreano, os coreanos liam e escreviam com os ideogramas chineses, mas era muito difícil aprendê-los, principalmente para pessoas que não tinham a oportunidade de estudar bastante. Por isso, o rei da Coreia, Sê-jong, inventou um alfabeto que fosse fácil de aprender sem educação prolongada.

ONDE É FALADO

Além da Coreia, o coreano é falado em uma região pequena da China. A maioria das pessoas que falam coreano são os coreanos ou os descendente de coreanos, porque o país tinha, historicamente, uma política fechada à cultura ocidental. Assim, a Coreia não tinha a oportunidade para apresentar a cultura coreana, e nem aceitar a cultura de outro país.

ALFABETO LATINO E COREANO

Hoje em dia o número de estrangeiros que aprendem o coreano está aumentando. Porém, quando o falante de um idioma construído com o alfabeto latino estuda coreano, ele pode sentir uma grande dificuldade, porque o coreano tem uma grande diferença na sua estrutura.  No caso do inglês, por exemplo, há a seguinte ordem: sujeito, verbo e objeto. Já no coreano, a ordem é a seguinte: sujeito, objeto e verbo.

Realmente, é difícil aprender o coreano, pois, além de ter uma estrutura diferente das língua ocidentais, possui maneiras diferentes de expressão (em coreano, por exemplo, “Amarelo” é expressado por mais de vinte expressões). Apesar disso, o coreano é uma linguagem atrativa, sem dúvidas, não só pelo seu alfabeto, mas também pela sua cultura.

* estudante de português há 1 ano no programa de português para estrangeiros da UFRGS em Porto Alegre.

Discussão

2 comentários sobre “Aprendendo sobre a língua coreana

  1. Muito legal, galera! A língua coreana e o alfabeto Hangul são muito interessantes! Abraços!

    Publicado por Bruno Coelho | 05/07/2011, 10:18 AM
  2. minha resposta na realidade é um pedido.
    mim enssina. handerson-007@hotmail.com

    Publicado por handerson estevan | 09/02/2013, 10:06 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: