//
Últimas reportagens
Críticas a Filmes e curtas-metragens

Filme “O casamento de Romeu e Julieta”: a realização do amor

 Brasil
2005 •  cor •  93 min • 

Direção: Bruno Barreto

Roteiro: Marcos Caruso e Jandira Martini

Elenco original: Luana Piovani, Marco Ricca, Luis Gustavo, Martha Mellinger

Gênero: comédia romântica

Idioma original: Português

Críticas:

Tragédia em humor

Aline Kang*

O filme ‘O casamento de Romeu e Julieta’ do gênero comédia romântica foi dirigido por bruno Barreto. Esse filme é sobre incidentes que aconteceram no processo de casamento entre Romeu (Marco Ricca) e Julieta (Luana Piovani).

Julieta é sócia de Palmeira e Romeu é sócio do time do Corinthians. Eles se apaixonaram, mas por serem de times diferentes, as suas se odeiam. Por isso, eles tinham dificuldade para se casar..

Esse filme, como visto pelo título, foi inspirado por um romance famoso, ‘Romeu e Julieta’, mas esse filme teve uma conclusão de maneira diferente.O romance acabou em tragédia, mas o filme interpretou com humor e alegria a rivalidade.

No entanto, o filme tem um perfil mais leve do que pesado. Tem mais prazer do que tristeza. O filme é bem construído, se alguém vai assistir, pode se sentir feliz com amor deles e também triste com as suas adversidades.

*estudante coreana em intercâmbio no Brasil de língua portuguesa de PPE UFRGS

Vale a pena!

Por Sebastian Lenz*

– Um hino à religião do futebol no Brasil. Aqui em nosso país o deus da bola está vivo… e talvez seja mulher!

– Uma tragédia contemporânea que trata da influência do futebol no Brasil, que chega até as relações mais íntimas das pessoas.

– A versão brasileira do filme “Goodbye Lenin” em um contexto sociocultural muito diferente.

Palmeiras versus Corinthians

A professora de futebol Julieta Baragatti, de uma família bem situada, não pode mais realizar o seu sonho: criar um time profissional de mulheres no clube do seu coração: o Palmeiras. Menos mal que nessa situação complicada as coisas do amor dão certo.

Julieta se apaixona por Romeu, um oftalmologista viúvo que corresponde o seu amor. Tudo estaria ótimo, se não fosse o futebol! As famílias do casal não poderiam ser mais distintas. O pai de Julieta, Alfredo, é do conselho deliberativo do Palmeiras, e palmeirense da cabeça aos pés. Já a família de Romeu é corinthiana há três gerações.

Para  poder ficar com Julieta, Romeu tem que cometer o maior pecado da sua vida: fingir que ele é palmeirense de coração. E é aí que começa a tragéida.

Este filme é uma mescla bem feita entre comédia e tragédia de amor. Vale a pena assistir para passar um tempinho fora da nossa realidade… Um filme com bons atores, boa música e uma mensagem para todos os brasileiros … e estrangeiros!!

*Estudante das Geociências, da Universidade Técnica de Munique – Alemanha, fazendo um semestre de intercâmbio na UFRGS

Dica de Filme: O casamento de Romeu & Julieta

Gisele (Yeseul Han)*

Gostei muito do filme. É muito engraçado, porém, bem tocante. Também acho que é muito bem feito, pois mostra uma característica do Brasil: ser apaixonado por futebol.

No filme, Romeu e sua família são corinthianos e Julieta é ex-jogadora do time feminino do Palmeiras. A historia mostra o amor de um casal, ambas as famílias e seus times. Ou seja, um filme para toda a família.

Queria recomendar para estrangeiros que se interessem sobre o Brasil. Através do filme, eu entendi mais sobre a cultura brasileira, especialmente de futebol, e aprendi que não só existe filme sobre violência, sexo e drogas no Brasil. O filme é muito legal!

* estudante de letra portuguesa(HUFS),intercâmbio de PPE(UFRGS),coreana.

Amor e rivalidade

Por Tiago (Byung Woo Jang)*

Julieta é uma mulher que gosta de jogar futebol e quer ser treinadora de uma equipe feminina. Ela é palmeirense por causa da influência de seu pai que se chama Bagarette. Um dia ela estava assistindo ao jogo  Palmeiras e Corinthians no estádio, e lá mesmo ela se apaixonou por um homem corintiano. Ele é Romeu, médico. Romeu também se apaixonou por ela, quando a atendeu em seu consultório médico. Por isso, ele mentiu para ela, para que ganhasse seu coração. Depois desse momento, a vida de Romeu e Julieta saiu fora de controle.

Será que o casamento deles teria sucesso finalmente?

Sem dúvida, esse filme é muito divertido, por isso eu queria recomendar para quem tem preconceito sobre cinema brasileiro, pois os filmes brasileiros têm sim qualidade.

Talvez vocês vão sentir a paixão do futebol do Brasil também. Especialmente a personagem Baragatti, que é o pai de Julieta, mostra a maneira do torcedor.Se você assistir esse filme, não poderá esquecer de Palmeiras e Corinthians.!!

* estudante de português para estrangeiros na UFRGS em Porto Alegre.

FUTEBOL E AMOR

Por Verônica Song*

O filme começa com um jogo de futebol.

Desde o nascimento de Julieta, representada por Luana Piovani, o futebol era a sua vida, e também a de seu pai, ambos palmeirenses fanáticos.

Num jogo do Palmeiras, contra o maior rival, o Corinthians, Romeu, o líder da torcida corinthiana, capturou os olhos de Julieta. Os dois, como por destino, se encontraram de novo no consultório de Romeu e se apaixonaram.

Romeu mentiu ser palmeirense para ganhar o coração da mulher que ele amava e da sua família. Mas pode ele esconder seu segredo de ser Corinthiano?

A primeira impressão desse filme era de que se tratava de um filme muito brasileiro, porque era um filme sobre futebol. Mas o filme não era só sobre futebol ou qualquer tipo que muitos imaginam quando se pensa em um filme brasileiro que trata sobre sexo, droga ou violência.

Em vez disso, é um filme bem feito de comédia romântica. O filme, realmente, mostrou a potência do cinema brasileiro! E também a história sensacional de um novo Romeu e Julieta, me deixou pensando sobre o amor. O grande amor, não somente do casal, mas da família e seus fanatismos também.

Se precisar de um copo de riso, felicidade e amor, então assista ao filme “O casamento de Romeu e Julieta”!

* Estudante da faculdade de língua portuguesa na Hankuk Universidade de estudos estrangeiros na Coreia. Intercambista na UFRGS no Programa de Português na UFRGS.

RECOMENDO!!

Por Marcelo (Taesoo Ko)*

Um dia, uma torcedora do Palmeiras, que se chama Julieta, foi ao médico por causa de um problema no olho. Lá, ela encontrou o doutor, Romeu, e eles se apaixonaram. Mas havia um grande problema, eles torciam para times diferentes: ela para o Palmeiras e ele para o Corinthians. Esses dois times são rivais no Brasil. Quando Romeu foi à casa dela, ele teve que fingir ser palmeirense para que fosse aceito pelo sogro. Ele não gostou muito disso, mas teve que suportar. O filme descreve de forma divertida a perigosa situação dos apaixonados, em sua luta para conseguir namorar.

Eu dou nota ‘9’ para o filme. Acho que foi bem feito, porque o tema da tragédia do livro de origem, ‘Romeu e Julieta’ de “Shakespeare”, foi aplicado à comédia, e ao mesmo tempo deixou o sentimento do livro. Os times diferentes, material que só é possível em países apaixonados por futebol, como no Brasil, foi bem combinado no cinema.

O amor, que foi tratado na tragédia pela morte, foi tratado no cinema com a harmonia de ambas as famílias e a reconciliação . Por isso, eu acho que o amor venceu a situação difícil dos apaixonados e deixou grande impresão para o público.

Concluindo, eu recomendo esse filme, pois pessoas de todas as idades e gostos podem vê-lo e divertir-se!

* estudante coreano do departamento de português de HUFS(Hankuk University of Foregn Studies) e atualmente intercambista na UFRGS.

Romeu e Julieta em uma comédia!

Por Luis (Joonseok Song)*

“O casamento de Romeu e Julieta” é uma comédia romântica muito bonita e engraçada! A sua trama não é comum, porque o filme mostra um romance com futebol. Este filme não tem cenas sexuais ou violentas (se comparado a vários outros filmes brasileiros). Acho que todas as faixas etárias podem assistir.

Na história, Romeu é doutor e corinthiano. Num dia, se apaixona por Julieta, que é palmeirense, time rival do Corinthians. Mas isso não é importante para eles, embora o pai da Julieta (palmeirense fanático) não admita o amor entre eles.

Romeu e Julieta poderão se casar? Verifique você mesmo. Verifique o poder do amor!

A combinação de Romance com futebol é muito legal. Acho que esse filme é um “Romeu e Julieta” moderno. Vale a pena assistir, você não vai se arrepender. Durante o filme você vai rir muito.

*Intercambista da Coreia. Estudante de língua portuguesa na UFRGS

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: